• As Bromélias são plantas que desempenham um papel fundamental no ecossistema de mata, mas a sua beleza acabou se transformando em ameaça a sua própria existência.

    Este é um trabalho que se caracteriza pela ampla abordagem fotográfica destas plantas na natureza, mais precisamente na mata atlântica do estado de São Paulo. Em diversas expedições realizadas, conseguiu-se um arquivo considerável de imagens que demonstram algumas espécies ainda encontradas na natureza. Juntamente foi desenvolvido um diário de bordo que faz um registro importante e bem humorado das experiências vividas pelas equipes por dentro das matas. Este projeto tem a participação importante da pesquisadora e doutora Maria das Graças Lapa Wanderley, responsável pela identificação das espécies encontradas. Este é um trabalho que a princípio abordou apenas a mata atlântica do estado de São Paulo, mas que poderá ser estendido as outras regiões do país.

    Havendo interesse, o detalhamento do projeto encontra-se a disposição.

  • Este projeto consiste numa coletânea de imagens de projetos paisagísticos fotografados por Paula em vários anos de trabalho junto aos mais talentosos e renomados arquitetos e paisagistas nacionais.

    O paisagismo é um dos recursos empregados pelo homem urbano no sentido de reproduzir, no espaço que o circunda, os arranjos, a beleza e a harmonia das espécies vegetais presentes na natureza. E é essa necessidade do verde que dá forma a jardins nas mais variadas escalas e dimensões: quintais, varandas, jardineiras, grandes áreas, lagos, canteiros, vasos, fontes e assim por diante. Este trabalho nos dá a oportunidade uma vez mais, de repensarmos nosso espaço urbano e a preservação da natureza. Cabe então afirmar que a principal tarefa da Arquitetura Paisagística hoje seja dar curso ao aprimoramento da qualidade de vida da sociedade. Sempre no sentido de estimular uma reflexão mais abrangente sobre o homem e sua relação com o meio ambiente.

    Todo o conteúdo deste projeto, textos e imagens, encontam-se a disposição para apreciação.

  • Este é um projeto que nasceu do questionamento da beleza, do tempo, do comportamento das pessoas no contexto urbano e da falta de percepção deste espaço.

    Qual a percepção que as pessoas possuem do espaço que ocupam nas cidades e a sua relação com elas. Este trabalho talvez tenha o desejo de despertar nas pessoas a observação, a contemplação, o ato de enxergar o mundo que as rodeia. A partir destes questionamentos, Paula traçou um comentário visual através de fotos em texturas deste mundo e desta vida cotidiana. Após definir o conceito estético deste projeto, foi entregue a leitura do livro "O Desassossego" de Fernando Pessoa, que descreve a vida urbana com sentimento e poesia. Nasce ai uma relação muito íntima de questionamentos, fazendo Paula associar algumas citações deste poeta as suas imagens.

    O projeto completo encontra-se a disposição caso haja interesse em conhecê-lo.

Paula Fratin Fotografia
©2010-2011 - Todos os direitos reservados
v1.0 by nog